Tradição e excelência em pronto atendimento
Referência em atendimento humanizado e personalizado, o Hospital Samaritano Botafogo conta com uma ampla estrutura para atender pacientes adultos em situações de urgência e emergência com um alto padrão de qualidade.
A triagem inicial é criteriosa e eficiente. Os recepcionistas e atendentes estão preparados para prestar informações com agilidade e priorizar os atendimentos de acordo a gravidade.
Já seu corpo clínico é formado por médicos emergencistas 24 horas de plantão em clínica médica, cardiologia, pneumologia, ortopedia e em outras especialidades em retaguarda. São todos profissionais qualificados em metodologias de atendimento de emergência, como Basic Life Suport (BLS, suporte básico), Advanced Trauma Life Suport (ATLS, trauma) e em Advanced Cardiologic Life Suport (ACLF, emergências cardiovasculares).
Quanto à estrutura, a emergência é completa. Conta com um parque tecnológico de ponta, leitos com monitores de última geração, sala de trauma para realização de atendimentos de alta complexidade, espaço isolado para patologias de alto risco de contágio e tecnologias para a realização de pequenas cirurgias.
Além de reduzir ao máximo o tempo de espera entre os procedimentos, todos esses diferenciais garantem uma assistência de alto nível em casos graves, como infarto, AVC e traumas.
Nossos indicadores anuais de excelência
UNIDADE DE EMERGÊNCIA
16.370
Atendimentos de emergência
3.825
Cirurgias
240
Cirurgias robóticas
5.848
Internações
Critérios de atendimento emergenciais
Vermelho - Emergência
Pacientes graves, com risco iminente de morte e que necessitam de atendimento imediato.
Laranja - Urgência
Pacientes sem risco iminente de morte, porém, com necessidade de atendimento em tempo hábil.
Amarelo - Não urgência
Pacientes sem risco iminente de morte que podem aguardar atendimento e que irão utilizar vários recursos diferentes após atendimento médico.
Verde - Não urgência
Pacientes sem risco iminente de morte que podem aguardar atendimento e que irão utilizar apenas um recurso após atendimento médico.
Azul - Não urgência
Pacientes sem risco iminente de morte que podem aguardar atendimento e que não irão utilizar nenhum recurso após atendimento médico.
Protocolos assistenciais de Emergência
Dá o direcionamento para a equipe reconhecer ou afastar os casos de dor torácica que representam ameaça à vida do paciente – como o infarto –, e decidir se é necessário internar, transferir para uma UTI e iniciar um tratamento farmacológico ou cirúrgico. Especifica também os procedimentos a serem adotados em cada situação, como exames e terapias, e os prazos para que as intervenções sejam rápidas e bem-sucedidas.
Nos casos de AVC, a agilidade do atendimento e a realização de terapias assertivas são cruciais para a recuperação e a prevenção de sequelas. A equipe do Samaritano Botafogo é treinada para reconhecer os sinais e sintomas do problema, no momento em que o paciente dá entrada no hospital, e dar o devido encaminhamento, seguindo o protocolo assistencial de AVC. Ele estabelece exames e tratamentos para cada caso e os prazos para que sejam realizados.
Assim como no AVC, a identificação e o tratamento de uma infecção em seu estágio inicial são cruciais para evitar a sepse — uma resposta inflamatória intensa do organismo a um agente infeccioso, como um vírus, uma bactéria ou um fungo. E a unidade de emergência do hospital conta com um corpo clínico treinado e experiente para diagnosticar e tratar esses casos precocemente e com alto nível de resolução, seguindo procedimentos reconhecidos, seguros e adequados para cada caso.
Garante que o fluxo de atendimento dos pacientes com essas condições transcorra da forma mais rápida, segura e efetiva possível. Com base nesta diretriz, a unidade de emergência do Hospital Samaritano Botafogo oferece um alto padrão de assistência a pacientes com diversos tipos de traumas graves, como os de crânio, pescoço, tórax e abdômen, lesões complexas da face, queimaduras e amputações.