Modernidade, experiência e segurança
O Centro de Cirurgia Robótica do Samaritano Botafogo oferece uma combinação perfeita entre modernidade, experiência e segurança. Ao adquirir em 2012 o Robô Cirúrgico Da Vinci Xi, considerado o mais moderno do mundo, se tornou pioneiro na inovação hospitalar no Rio de Janeiro.
Com o aparelho, o cirurgião usa um “joystick” e tem seus movimentos de mãos e pulsos reproduzidos pelos quatro braços de alta precisão de um robô, que também transmite imagens em 3D de dentro do corpo do paciente. As imagens são ampliadas em dez vezes para o cirurgião, que trabalha de forma ainda mais precisa e realiza manobras delicadas que não seriam possíveis com os instrumentos tradicionais. O uso da tecnologia minimiza o trauma e a dor na região, a perda de sangue e a necessidade de transfusões, além de agilizar a recuperação no pós-operatório.
Outro diferencial é o time de especialistas do centro, formado por 15 cirurgiões altamente capacitados por meio de um programa observacional de casos em cirurgia robótica Florida Hospital, nos EUA, sob coordenação do Dr. Vipul Patel, diretor do Global Robotics Institute, uma das maiores referências nesta tecnologia no mundo.
Certificações internacionais - O hospital foi o primeiro da América Latina a receber os quatro selos em robótica pela Surgical Review Corporation – como Centro de Excelência em Cirurgia Robótica, Urologia, Anestesia Especializada e Cirurgia Minimamente Invasiva. A conquista desses selos reconhece o atendimento seguro e de alta qualidade oferecido em nossa unidade. Ao receber o aval, o Samaritano Botafogo entra na restrita lista de instituições de saúde que atenderam a padrões internacionais de segurança e qualidade em cirurgias robóticas de alta complexidade.
Benefícios da Cirurgia Robótica
Maior precisão cirúrgica
O robô consegue fazer manobras delicadas que não seriam possíveis com instrumentos tradicionais.
Recuperação melhor e mais rápida
Diminui o trauma na região e agiliza a recuperação do pós-operatório.
Menor taxa de riscos
Diminuição de perdas sanguíneas e da necessidade de transfusões.
Volte logo pra casa
Menor tempo de permanência no hospital e maior possibilidade de retornar mais rápido às atividades diárias.